Max Matos

Max Matos

Quarta, 22 Agosto 2018 00:34

Sarau literário

                                 "Receita de Poesia em um Dedo de Prosa".
Foi o título do Sarau literário que aconteceu no início deste mês1326 Prosa.2, na Academia de Letras da Bahia, com obras das escritoras poetisas, Cora Coralina (já falecida) e Adélia Prado.

Um belo espetáculo protagonizado pelas consagradas atrizes, Sônia de Paula e Nica Bonfim. Cada uma representando, lendo e interpretando trechos de vários livros dessas duas geniais mulheres que super dignificam a presença feminina na história cultural brasileira.

Foi maravilhoso! Há tempos que eu não saía tão satisfeito de um evento.
A trilha sonora ao vivo, ficou a cargo da violonista, Cecília Beraba, enquanto a jovem Ana Paula, foi a interprete da linguagens de sinais.

Max Matos, dizendo, tudo.

Sábado, 04 Agosto 2018 04:38

Fux esclarece inelegibilidade

1324 FuxEssa discussão insossa e indefinida sobre a inelegibilidade do inelegível Lula.

É preciso mais respeito com o eleitor que havia sido informado de uma coisa e agora estão lhe fundindo a cuca, empurrando-lhe dúvidas goela-abaixo.

Max Matos, dizendo tudo.

https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/08/01/ministro-luiz-fux-afirma-em-decisao-que-lula-e-inelegivel.ghtml

Sábado, 04 Agosto 2018 04:21

Bicudo partiu

Filiado ao PT, e mais tarde o autor do impeachment de Dilma e da derrocada do partido, Hélio Bicudo morreu1323 .
Bicudo por já ser um jurista renomado na época, foi o homem que deu credibilidade a expansão do PT no cenário político nacional, tornando realidade o sonho dos metalúrgicos liderados por Lula, que não era bem visto. 

O nome de Bicudo deu mais respeito, audição e visibilidade a proposta dos trabalhadores do ABC paulista de criarem um partido próprio, e não continuarem sujeitos ao MDB que se apresentava como representante dos trabalhadores do Brasil.

Max Matos, dizendo tudo.

Sábado, 04 Agosto 2018 04:07

Poluição sonora sacrifica a população

1318 Zuada.6Ninguém é obrigado a sacrificar sua paz em nome do turismo da Cidade, biriteiros e donos de bares. Aqui, Ó!
E ainda tem um bando de idiotas mal educados, vaidosos e exibicionistas que, apenas por possuir seus veículos com "som de trio elétrico", quer nos impor a compartilhar forçosamente com o mau gosto musical deles.

Sem falar nos infernais carrinhos de vendas de cafezinho e cigarro, os cantores desconhecidos que divulgam os seus CD's num carro com o som a todo volume, com direito a voz chata de um locutor que insiste em maltratar a nossa gramática.

Tem também os famigerados barzinhos de bairros de classes média e da periferia que abusam do limite dos decibéis, indiferentes ao mal estar e desconforto da vizinhança, com seus idosos, enfermos e também os recém nascidos.
Tudo isso é uma questão de cultura, pois infelizmente somos um povo mal educado mesmo.

Max Matos, dizendo tudo.

Quinta, 02 Agosto 2018 02:10

O segundo sol

1322 Segundo SolAntes do lançamento desta novela, houve até ameaça de processo contra a Globo sob a alegação de que teriam poucos atores negros no elenco. O que não se constatou desde quando um dos principais protagonistas é Fabrício Boliveira, ator negro, baiano e vivendo um personagem raro na TV que é um negro rico. Agora, alguns estão reclamando que a Bahia está sendo mostrada de forma pejorativa como antro de prostituição e drogas no que eu discordo, por entender que a proposta da novela não é exclusivamente retratar a Bahia.

Trata-se de mais uma trama desenvolvida como em outras novelas que a Globo já exibiu vividas em outros estados e que abordaram também, o homossexualismo, as drogas, o sexo, traições entre casais, corrupção e todas as mazelas da nossa sociedade como um todo. Até agora não vi nenhuma discriminação com o nosso povo e a nossa boa Terra.

Aliás, é a primeira vez que vejo o autêntico cotidiano de Salvador bem retratado. Com a nossa linguagem e gírias, nosso sotaque, nossa música, além da exposição de imagens da parte nobre de Salvador com suas ruas aprazíveis, prédios modernos dos bairros de Graça, Canela, Vitória e Ondina, tão bonitos quanto os de Rio, São Paulo, e não apenas aqueles lindos, porém já cansativos cartões postais como, Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Farol da Barra e Pelourinho, que para o resto do Brasil fica parecendo que a Bahia é só isso, que não cresceu em arquitetura continuando como no tempo do Brasil colônia.

Max Matos, dizendo tudo.

Quarta, 25 Julho 2018 00:26

Eudemonia - Espetáculo teatral

1316 Eudemonia No dia 7 de julho deste, aconteceu no Teatro Sesi Rio Vermelho, a encenação do espetáculo teatro-musical, "Eudemonia - Em memória a uma peça nunca encenada".
O subtítulo, é uma referência à montagem do texto da saudosa escritora Cassandra Rios, que na época da repressão militar foi interrompida bruscamente logo no seu primeiro ato e nunca mais voltou aos palcos.

Cassandra foi autora de mais de 40 romances best-sellers, a maioria censurados. Eudemonia aborda o erotismo, a visibilidade lésbica, a emancipação e o emponderamento feminino, tratados com leveza, bom humor e emoção, todas as questões relacionadas às mulheres.

1316 EudemóniaÉ estrelada pelas jovens atrizes, Letícia Bianchi, Larissa Libório, Giovanna Bolivera, Isa Werneck, com participação e apoio musical direto, da maestrina e instrumentista, a minha amiga Paola Kaká na foto à minha esquerda.
E a minha direita, minha filha Mirela Matos.

Max Matos, dizendo tudo.

Desmoralizados: Assim estão, o Ministro Raul Jungmann, a PM do Rio e o Exército, porque prometeram elucidar o assassinato da vereadora Marielle Franco e do seu motorista. Já se passaram mais de seis meses e até agora, P... nenhuma!  O empáfico Jungmann, chegou a dizer que era uma questão de dias. Só esqueceu de dizer quantos dias.

Pra mim, houve esbarro. A investigação esbarrou no nome de alguém poderoso. Aí a coisa teve que dar uma freada.

Entendo que as vítimas comuns, e sem notoriedade, não gozam deste mega apoio midiático e também político. Mas a análise tem que ser de forma humana e acima de tudo cristã. E não temperada de sentimentos e preferências ideológicas. Infelizmente é isso que está acontecendo com muitos.

Max Matos, dizendo tudo.

Terça, 24 Julho 2018 13:49

Eleições: Verbas para as campanhas

Pra mim, parte dessas verbas destinadas aos partidos para as campanhas eleitorais dos seus candidatos, deveriam ser aplicadas maciçamente em peças publicitárias em rádios e TV's, direcionadas a educação básica do povo. Pois quase todo o mal que assola o Brasil é gerado pela ausência da educação básica.

A falta de cultura gera o desconhecimento de bons hábitos e costumes que dificultam a relação entre as pessoas no dia a dia, sejam entre desconhecidos, colegas de trabalho ou vizinhos, levando-as ao mal estar, a discórdia, chegando até a violência.

Só que para os governantes e parlamentares corruptos, este sonho não interessa. Pois sem educação, o povo é mais fácil de ser manipulado.

Max Matos, dizendo tudo.

Terça, 24 Julho 2018 13:34

Descriminalização absurda

Estão querendo descriminalizar a pedofilia colocando-a como doença incurável e de tratamento com difícil controle de recaídas. Pode?

Só falta agora propôr tratamento também pra os outros tipos de criminosos: Fernandinho Beira-Mar, Marcola, Helias Maluco e etc.

"Quem sabe eles também estariam precisando de cura, nos seus crimes de tráfico, assaltos e assassinatos?"

Sem falar no Nú imoral que intelectuais esquerdistas como, Caetano, Chico, além de Maria do Rosário e outros, que chamam esse lixo de ...ARTE.

Foi no que deu, elegermos todos esses governos (populistas ou não) nos últimos 50 anos.


Max Matos, dizendo tudo.

Terça, 24 Julho 2018 13:29

Condução ao mau caminho

Quem entende esse país?

Sempre se clamou por uma atitude eficaz de combate a corrupção centenária, generalizada e endêmica. Algo que evitasse a nossa costumeira, cultural e centenária conduta distorcida em se tratando de ética.

E quando este sonho começa a se realizar, aí aparecem poderosas "aves de agouro" e os insatisfeitos com a nova ordem que lhes atingiu, tentando oficializar uma conduta distorcida ao povo e ao país, para levar-nos a todos a seguirmos a margem das leis como se isso fosse o caminho certo e nos distanciando cada vez mais da tão invejada cultura do Primeiro Mundo. É triste!

Max Matos, dizendo tudo

Página 33 de 51