Max Matos

Max Matos

Quinta, 17 Novembro 2022 22:27

505 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE

No mês passado, fiéis do mundo inteiro comemoram o que aconteceu em 31 de outubro de 1517, quando o teólogo alemão Martinho Lutero ousou romper com o catolicismo e seus dogmas, desafiando a Igreja Católica por discordar dos seus rígidos fundamentos que ele considerava abusivos, dando início à Reforma Protestante.

A comemoração dos 500, há cinco anos, foi marcada também pelos pedidos de perdão pela Federação Luterana Mundial e pelo Vaticano, em razão da violência entre as partes através dos tempos.

Foi um movimento que mesmo provocando fortes reações veio trazer benefícios e modernidades propostas por Lutero como:
A extinção da celebração das missas em latim pra que os fiéis entendessem o que os padres diziam. Ainda assim essa mudança só foi adotada no resto do mundo inclusive no Brasil há uns 50 anos, por aí.

A venda de indulgências. Pois a Igreja cobrava dos fiéis, pagamento em dinheiro pela purificação dos pecados ainda em vida.
E o celibatarismo dos padres que ele não aceitava, tanto que se casou logo depois.
A Reforma Protestante exigia fidelidade total ao que dizem os evangelhos e por isso foi também chamada de Evangélica, que com o decorrer dos anos deu origem a novas igrejas com denominações como, presbiterianas, luteranas e inúmeras outras até os dias de hoje.

Enfim, Lutero foi um revolucionário, que apesar de tudo não rompeu com a tradição e princípios cristãos. Era fiel às ideias do apóstolo Paulo do qual era um ferrenho seguidor. E a sua corajosa iniciativa, veio provar que nada é absoluto ou definitivo e que a verdade nunca está apenas de um lado.

Sou católico convicto, mas sempre entendi e aceitei as reformas de Lutero mesmo sem segui-lo na íntegra, é claro. Mas sou adepto da convivência pacífica e cristã entre todas as religiões, sempre preservando a tolerância, que é também um princípio cristão. Não abro mão disso.
É a razão pela qual eu admiro o Papa Francisco, que por sinal participou na Suécia do lançamento das celebrações do 500º aniversário da Reforma, junto com milhares de protestantes, confirmando assim o seu espírito conciliador em benefício do ecumenismo e entendimento da humanidade.

Max Matos, dizendo tudo.

 

Domingo, 16 Outubro 2022 14:57

PESQUISAS DESMORALIZADAS.

Tentaram desestimular os eleitores de um modo geral em especial aos de Bolsonaro com dezenas de divulgações desde o início do ano dando o candidato Lula sempre à frente e em condições de ganhar no 1° turno o que não se confirmou.

E isso aconteceu também nas eleições para os governos dos estados e o Senado e de forma inexplicável.
Garanto que se fosse o contrário, o ministro Alexandre de Moraes já teria sido acionado pelos sedentos partidos de esquerda para abrir investigação sobre os institutos de pesquisas alegando crime de informação, de fakenews e até dos famigerados "Atos antidemocráticos". Quem discorda?

Max Matos, dizendo e perguntando tudo

 

Domingo, 16 Outubro 2022 14:47

JUSTIÇA INJUSTA E CRUEL:

O sinistro ministro EDSON FACHIN, numa atitude pessoal emocional e ideológica já que é petista raiz e ministro militante, descondenou Lula após o mesmo ter sido condenado em três instâncias judiciais no que foi simplesmente frio, egoísta e desrespeitoso as leis.

O tendencioso ministro nem ao menos pensou como ficam os milhares de outros presidiários condenados por crimes de menor peso penal que sabem que terão que cumprir suas penas as vezes já vencidas, e que jamais terão a mesma "sorte" de Lula.

Isso tudo é altamente perigoso e cruel perante a opinião pública, a população, os jovens estudantes, que perdem o norte sobre a tão propalada Justiça que aprenderam desde a vida escolar, média e superior.
É uma indecência!
...Tá tudo errado.

Max Matos, dizendo tudo.

Falar que o povo está passando fome, que a vida está cara, que o desemprego está crescente e coisas similares são verdades. Mas esse sempre foi o mote de todo político candidato desde que eu era menino e até hoje nada mudou. Agora falam como se a fome e o desemprego não tivessem acontecido nos 14 anos dos governos do PT, apoiado por toda a esquerda. A nossa política continua carente de candidatos inteligentes, com um discurso novo, sincero e direcionado ao combate aos vícios políticos e a reforma moral. O pior é que todos eles sabem que o nosso povo é culturalmente limitado. Aí se aproveitam.

Max Matos, dizendo tudo

Sábado, 24 Setembro 2022 15:17

OS ARTISTAS E OUTRAS CELEBRIDADES?

...Não fazem socialmente nada pelo povo porque são todos esquerdistas e por isso são demagogos!
Ivete Sangalo, Daniela Mercury e outros que não estão nessa foto, só pensam neles. Criticam as mazelas só dos políticos da direita. Mas se locupletavam com as mordomias financeiras da Lei Rouanet.

A Única coisa que fazem por nós, é nos vender alegria e entretenimento pelos quais pagamos caro e mais nada. Nada é de graça!

Portanto, eleitor: Nada de ouvir os "conselhos e sugestões" deles, são uns aproveitadores que não estão nem aí para a pobreza, a miséria dos seus admiradores. Só fazem pedir e não nos dão nada, agora se acham no direito de nos impor a ideologia deles apenas porque se sentem prejudicados pelas perdas de suas conveniências. São o Lixo!

Gostamos e somos fãs de todos!
Mas, separar uma coisa da outra,
...É PRECISO!?

Max Matos, dizendo tudo.

Sábado, 24 Setembro 2022 13:53

"DINHEIRO VIVO" - Falam sem saber

...É uma expressão repetida que só tem sentido pejorativo. É usada criminosamente para se referir ao fake criado sobre possíveis aquisições de imóveis da família do presidente Bolsonaro.

Alguém maldoso falou, aí todo mundo começou a repetir como papagaio.
O certo seria, "em moeda corrente no país," que pode ser pagamento em cheque, cartão, pix, ordem de pagamento, transferência bancária ou Ted.
Isso é ridículo e burro.

INCOMPETÊNCIA
O objetivo de tudo isso é atacar Bolsonaro que há quatro anos é perseguido 24 horas por dia, pelo GOB - Grupo Organizado de Oposição a BOLSONARO, que é composto pelo PT junto com todos os partidos de esquerda, a Imprensa e pelo STF, mas que até agora não conseguiram derrubá-lo, o que me faz acreditar ser ele um verdadeiro Mito mesmo, provando que esse grupelho mesmo unido, é INCOMPETENTE.

Max Matos, dizendo tudo.

Sábado, 24 Setembro 2022 13:31

A esquerda só sabe emporcalhar a cidade

É ser muito porco, mal educado, vândalo, sem nenhum princípio pra sujar, colar adesivos em postes, abrigos ou em qualquer logradouro público.

E as autoridades se fazem de cegas permitindo o descumprimento da lei.
Sobra para a população conviver com essas imagens desagradáveis, além do trabalho da prefeitura para remover esse lixo nojento.

Max Matos, dizendo tudo.

Sábado, 24 Setembro 2022 13:24

LAIKA, VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NESSE NOME?

Laika foi uma cadela usada numa experiência espacial soviética e que se tornou o primeiro animal a ser lançado no espaço e o primeiro a orbitar a Terra.
Laika, foi uma vira-lata das ruas de Moscou, foi selecionada para ser a ocupante da nave espacial soviética Sputnik 2, que foi lançada ao espaço sideral em 1957.

Tudo correu bem no lançamento, mas no espaço, Laika acabou morrendo por superaquecimento, possivelmente causado por uma falha que levou o motor central do foguete R-7 a não se separar de sua carga útil e isso a fez cozinhar até a morte.

Eu tinha 11 anos e junto com os amigos da minha comunidade acompanhamos e sofremos com tudo aquilo. Pois, diferente dos cientistas, nós acreditávamos que Laika retornaria a Terra com vida, mas os cientistas já sabiam de antemão que isso não aconteceria.

Max Matos, dizendo e relembrando tudo.

Terça, 20 Setembro 2022 13:42

SETEMBRO MÊS DO CARURU

Criado pelos negros africanos no Brasil, o caruru era usado como comida de ritual do candomblé oferecido aos orixás, acompanhado de vatapá, efó, feijão preto, feijão fradinho, mugunzá, arroz doce, camarão, farofa de azeite, pedaços de acarajé, abará e de frango.
Mas quando se trata de pagamento de promessas (o chamado caruru de preceito), acompanha ainda; pedaços de cana, a rapadura e a pipoca, regados ao aruá, ou aluá (há controvérsias sobre o verdadeiro nome) que é uma espécie de refresco feito com a casca da cana).
E aí como abertura e "pedido de licença", se convida sete meninos que numa cumbuca grande, comem juntos e com as mãos.

Quando menino, não perdia um caruru e antes de comer tínhamos que controlar a ansiedade obedecendo um ritual, cantando uma música cuja letra dizia: "Vamos levantar o Cruzeiro de Jesus, no céu, no céu, no céu a santa cruz", e nesse ínterim levantávamos e abaixávamos a cumbuca seguidas vezes. Só depois é que começávamos a comer. Inicialmente com muita disciplina. Mas no decorrer, a ansiedade levava alguns a acelerarem e os outros o seguiam para não comerem menos.
Aí acabava sempre em agitação. Por isso era conhecido também como caruru da balbúrdia.
Era assim no meu tempo de criança.

Mas hoje caiu muito, e uma das razões é que a maioria das pessoas humildes de bairros periféricos obedecem cegamente os fundamentos ensinados nas igrejas evangélicas que consideram o caruru, o acarajé e o abará como coisas ligadas ao satanás. kkkkkk

Na adolescência, continuei comendo caruru em qualquer lugar que me chamassem sem perguntar onde seria. Chegava ao ponto de, junto com a turma, pegarmos um ônibus pra ir ao local, e só me lembrava até ai, pois após deliciarmos a saborosa comida voltávamos pra casa e no outro dia eu nem sabia dizer qual o lugar, nem que bairro, nem nada.
Infelizmente o tempo se incumbiu de mudar toda essa cultura ficando apenas a saudade.

Max Matos, dizendo tudo.

Sábado, 17 Setembro 2022 17:26

O Grande Ulisses

"O que a classe politica mais teme é o povo nas ruas", Disse ele uma vez.
Foi o que aconteceu no 7 de setembro. Quando os poderes não suportaram ver aquela multidão apoiando um homem a quem eles odeiam porque é o único que tem coragem de enfrentá-los, que teve a coragem de contrariar um sistema viciado, com acordos, propinas, favorecimentos, apoios em troca de cargos e com "torneiras fechadas" na defesa do erário público.

Aí criaram uma série de narrativas mentirosas, desonestas, fascistas, cheias de inveja e ódio, o que eles demagogicamente fingem que condenam.

Max Matos, dizebdo tudo.

Página 7 de 51