Max Matos

Max Matos

Antônio França Teixeira, além de advogado foi também o papa dos programas esportivos nas décadas de 60 e 70. Ele foi pioneiro no formato de rádio empresa, comprando o horário na emissora e vendendo aos patrocinadores, formato inteligente que foi seguido por todos até hoje.

França dinamizou o esporte na Bahia. Suas posições inovadoras e sempre polêmicas provocavam discussões que se estendiam por semanas. Foi o criador de gírias e expressões populares que se tornaram comuns como; "Ferro na boneca" e, "É no gogó", que a toda hora eram repetidas pela população.

Líder absoluta de audiência, sua resenha ao meio dia dava vida a um personagem crítico ferrenho e contumaz denominado "Zé Veneno", terror dos dirigentes desportivos, atletas, empresários e até dos próprios colegas de profissão que nutriam um forte ciúme dele (o que é comum) em razão do seu sucesso que acabou se estendendo para a televisão e o elegeu deputado federal por duas vezes.

Tentou sem sucesso se eleger prefeito de Salvador, mas recolheu-se convenientemente no Tribunal de Contas do Estado-TCE, onde como conselheiro terminou os seus dias.

França foi também o pioneiro da chamada "pegadinha". E a maior delas aconteceu na década de 70 quando fez a torcida do Bahia (do qual era um torcedor enrustido) acreditar que o rei do futebol Pelé, estava sendo contratado pelo Tricolor.

A coisa foi tão bem bolada que o próprio Rei entendeu a brincadeira e confirmou via telefone em pleno ar durante o programa. Todo mundo acreditou, inclusive o besta aqui.

Uma vez fiz uma crítica a ele diretamente quanto ao fato dele repetir um dos seus bordões que dizia, ...Um programa "arretadamente baiano", quando eu achava que deveria ser "retadamente" pois arretado é como falam os pernambucanos. Baiano fala, "retado". Ele acatou por educação, mas continuou dizendo "arretadamente". Ele era muito próprio.

Max Matos, dizendo tudo.

Terça, 18 Agosto 2020 08:26

Mais uma perda pra cultura baiana.

MORRE, JAIME SODRÉ AOS 73 ANOS.

Jaime foi professor, historiador, escritor e doutor em História da Cultura Negra.

Lecionou na Universidade do Estado da Bahia e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, antigo Cefet.

Tenho uma tristeza especial por nos conhecermos há 54 anos.

A última vez que nos encontramos foi na solenidade de posse de Mãe Stella de Oxóssi como membro da Academia de Letras da Bahia.

Max Matos, saudosamente dizendo tudo.

??Vá em paz, irmão!

Terça, 18 Agosto 2020 08:04

Parabéns Amado Jorge!

No dia 10 de agosto último, ele completaria 108 anos que serviram a nossa cultura através de dezenas de obras literárias, e entre as mais conhecidas estão, "Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres, Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Tereza Batista Cansada de Guerra".

Obrigado, Jorge!

Continuamos te devendo.

Max Matos, dizendo tudo.

Terça, 18 Agosto 2020 07:54

Dória pegou COVID-19

Que fique logo curado, mas não faça como o ex-secretário de Saúde de SP. David Uip, que se negou a revelar que foi tratado com cloroquina. Pois a vida não pode se curvar aos caprichos políticos.

Max Matos, dizendo tudo.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/08/12/joao-doria-afirma-que-testou-positivo-para-covid-19.ghtml

Sexta, 19 Junho 2020 18:03

WEINTRAUB FORA.

8000 Weintraub.3É lamentável alguém ser punido por falar algo numa reunião privada e tornada pública por vingança e inconsequência de um todo poderoso, semideus, um Deus do Olimpo que investiga, prende, julga e condena?

Imaginemos se tudo que nós falarmos na nossa intimidade entre amigos, nos bares ou mesmo em casa fosse gravado e algum adversário tornasse público? Reuniões da empresa, dos partidos, inclusive do próprio STF?

Será que nas suas reuniões privadas esses aparentemente sisudos e “impolutos” ministros se comportam da mesma maneira formal, respeitosa e entediantes sessões oficiais? ...É CLARO QUE NÃO!

O certo é que fica difícil governar um país com grupos organizados contra, incluindo grande parte de uma imprensa tendensiosa que não aceitam a eleição de um presidente e querem a todo custo derrubá-lo de forma sórdida e dissimulada, se pegando em detalhes mínimos que não justificam nem comentários, muito menos ridículos processos.

Max Matos, dizendo tudo

Quinta, 18 Junho 2020 02:38

STF ainda não entendeu Ruy Barbosa

Ruy Barbosa deu esse recado há 70 anos. Mas, o STF de hoje, ainda não entendeu.
Continua ser uma verdade: "A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Pois contra ela, não há a quem recorrer".

Max Matos, dizendo tudo

Êta povinho mal educado, incivil, anti-social, desordeiro e impatriótico.
E quando falo "povinho", é no geral: pois, pobres, médios e ricos, todos não estão nem aí para o cumprimento da lei e da ordem.

Só priorizam a balada, a cachaça, o baba e etc.
Mas na hora de reclamar dos governos, e pedir reajuste salarial apenas para a sua categoria profissional, aí todos são egoisticamente muito competentes.

Max Matos, dizendo tudo.

Até bem pouco tempo, invadir propriedades, vandalizar nos "quebra-quebras" pedir o fechamento do Congresso e do STF xingando os seus ministros, eram ignorados.

Hoje, dizer o que pensa virou ato anti-democrático e inconstitucional.

Quem entende ou explica essa mudança oficiosa na Constituição?

Pra mim o que mudou foi que a Justiça está cada vez mais politizada e cheia de sentimentos de vingança.

Max Matos, dizendo tudo.

Quinta, 18 Junho 2020 02:04

A ESQUERDA QUER VER O BRASIL QUEBRAR

...PRA SE VINGAR DO PRESIDENTE POR ELE TER GANHO A ELEIÇÃO.
Em nenhum país do mundo, a oposição abriu crise com o seu presidente sobre o Covid-19.

Só na China foi o contrário: A ditadura chinesa é que fez um jornalista e uma médica "desaparecerem" por discordarem do governo sobre a condução da doença.

Só aqui, onde o idiotismo da oposição leva o país a essa crise política que enfrentamos num momento tão inoportuno.

Max Matos, dizendo tudo.

Quinta, 18 Junho 2020 01:56

Memória - ⚽16 de JUNHO de 1950

Nesta data, a Seleção Brasileira perdia a Copa do Mundo dentro do Maracanã, com um gol do ponta direita Ghiggia do Uruguai aos 34m do 2° tempo, calando o estádio com 200 mil pessoas.
Esse fato marcou pra sempre o futebol brasileiro e de forma injusta e cruel para muitos jogadores, que foram execrados.

Só que 24 horas antes, foram endeusados pela imprensa e políticos oportunistas, tratando-os como campeões do mundo de forma antecipada. Aí deu zebra.

Não sei se aprendemos a lição de que não se deve subestimar o adversário, mas controlar o excesso de confiança.
Uma partida só acaba após o juiz dar o apito final. Aí é que se deve comemorar.

Max Matos, dizendo e lembrando tudo.

Página 23 de 51